sábado, 26 de fevereiro de 2011

Benefícios do método Pilates para praticantes de escalada


Depois de alguns anos praticando escalada, muita gente acaba sofrendo de patologias (dores, deformações , artrose prematura, etc...) nas articulações interfalangicas.

As etiologias são várias:
- Excesso de treino, falta de repouso;
- Lesões;
- Pouca eficiência biomecânica, técnicas pouco efetivas, excessivas pegadas em flexão;
- Má organização muscular (falta de equilíbrio);
- Alinhamento postural deficiente;
- Falta de alongamento.

Estas condições provocam um excesso de tensão que produz retrações fasciais permanentes (aponeuroses, ligamentos, tendões, veias, cápsulas, etc…) afetando diretamente as articulações e produzindo um aumento da pressão e do atrito articular, o qual acelera o desgaste das cartilagens. Essa tensão começa a produzir deformações articulares, aspecto que agrava o problema. Quando as superfícies articulares não trabalham em uma posição correta, o atrito articular ao invés de acontecer em toda a superfície, se limita a uma determinada zona, isto unido a tensão acelera o processo degenerativo e antecipa o início da artrose.

Para isso são recomendados os alongamentos globais, já que incidem nas fáscias que unem as cadeias musculares.

Os exercícios de Pilates priorizam as possíveis compensações, além de outros aspectos como a respiração, posicionamento, imagens mentais, etc...

O método Pilates vai permitir o relaxamento dos tecidos fasciais buscando um equilíbrio anatômico e fisiológico, o qual vai eliminar a pressão articular, permitindo assim que as estruturas voltem a uma posição mais confortável e levando o corpo a um reequilíbrio postural mais eficiente.

Fonte: http://es.paperblog.com
Tradução: Fabricio Mariano

1 comentários:

Silvia Gomes disse...

Oi Fabricio, estou num momento muito voltado para o estudo das fáscias e tendões, Adorei o post! Valeu por compartilhar, beijo!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...