Na hora de comprar os equipamentos para montar seu estúdio de Pilates a atenção deve estar dirigida para a qualidade da matéria-prima, o projeto ergonômico e a segurança. Experimente o equipamento você mesmo, antes de se decidir.
Por exemplo: ao se pendurar no Cadillac, você sente firmeza? As hastes laterais da Chair são firmes quando você se apóia sobre elas? O estofamento tem que ser confortável e firme para praticar os exercícios e não apenas macio como se fosse um sofá para assistir televisão. Confira e teste a ergonomia tanto para executar exercícios de pé, quanto deitados sobre o aparelho. Qual o tratamento que as estruturas metálicas recebem para não enferrujar?
São estas as qualidades que realmente importam na compra dos equipamentos: segurança, qualidade, conforto, durabilidade.
Existem empresas que chamam atenção para a certificação da ANVISA. Mas a verdade é que equipamentos de Pilates são isentos de certificação da Vigilância Sanitária.
Um agente da Anvisa esclareceu que a resolução número 260, de 23 de setembro de 2002, lista os produtos sujeitos a certificação. Os produtos não mencionados nessa lista são isentos de registro junto à Anvisa.
O fato é que empresas que comercializam produtos para saúde, como artigos e instrumentos médicos e odontológicos devem ter o registro da Anvisa para estes itens. Não importando se a mesma empresa também comercializa itens isentos, como os de Pilates.
Agora você já sabe: a qualidade do equipamento e a segurança que ele confere ao seu aluno é a certificação de que você, profissional de Pilates, precisa.
Para saber mais sobre as resoluções e áreas de atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, acesse http://www.anvisa.gov.br/
0 comentários:
Postar um comentário