O meio aquático é totalmente diferente do meio terrestre, por isto antes de preparar qualquer programa na água, há que conhecer suas propriedades físicas para elaborar um programa adequado às necessidades do praticante.
Pilates na água trabalha a força de duas maneiras: Primeiro, através da realização de movimentos específicos de "dentro para fora", e segundo, executando todos os movimentos contra a resistência adicional fornecida pela água e sua instabilidade.
A força do núcleo é construído tanto por meio de exercícios específicos, tais como "teaser", "máquinas de lavar roupa" e "duplo joelhos para cima" quanto usando os músculos abdominais como estabilizadores para os movimentos de balanço.
Músculos abdominais e lombares estão sempre em uso para promover ação devido a grande instabilidade que o meio flúido propicia.
Pilates na água aumenta a flexibilidade de duas maneiras: Primeiro, os próprios movimentos são muitas vezes potencializados, como o alongamento da perna "single" ou "Fly me to the moon." Isso ocorre porque exercícios em piscina aquecida aumentam a flexibilidade e amplitude de movimento, devido ao relaxamento muscular e a ação nos proprioceptores de estencibilidade OTG.
Nem todos os movimentos de Pilates podem ser realziados na água. No entanto, alguns podem ser mais facilmente executados e muitas vezes realizados de forma mais confortável por mais tempo do que em terra. Isso é especialmente benéfico para pessoas com algum distúrbio, síndrome ou patologia músculo-esquelética como osteoartrite e degeneração discal.
Pilates na água ensina como mover o corpo de uma forma integrada. Quando bem executado, o Pilates na água permite ao praticante, explorar sua fluidez e graciosidade de movimentos, aliados a respiração correta.
Pilates na água permite regressões e progressões, já que a maioria dos movimentos podem ser modificados ou alterados para os praticantes de acordo com seu nível. Se você é um novato ou tem preocupações adicionais devido a lesões, os movimentos podem ser modificados para atender as suas necessidades.
Se você é um atleta experiente ou praticante avançado, os movimentos podem ser variados para fornecer mais desafio, usando profundidades diferentes, diferentes áreas da piscina, equipamentos pequenos como flutuadores específicos, bandas elásticas, barras, rolos, movimentos na água pelos outros praticantes e trabalho em dupla.
Alguns detalhes à saber sobre Pilates na água.
A possibilidade de se trabalhar em apoio de paredes, barras, equipamentos e acessórios, assim como em profundidades diferentes, potencializa o trabalho de estabilização e equilíbrio.
Pontos fundamentais na técnica.
A temperatura da água pode baixar a temperatura corporal e dificultar a termorregulação, afetando a frequência cardíaca e a sensação de intensidade durante o exercício. Esteja atento no caso de piscinas sem aquecimento.
O peso do corpo é aproximadamente 90% menor na água.
A flutuabilidade reduz a tensão das articulações.
No meio aquático se diminui a pressão sobre as vértebras.
Existe uma verdadeira libertação do trabalho da musculatura tonica/postural.
A pressão hidrostática estimula os mecanismos respiratórios.
A ação da gravidade inter-relacionada com o empuxo dependerá da profundidade .
Qualquer movimento que se realize na água terá uma resistência a vencer maior do que a do ar. Aproveitaremos esta resistência para a realização de diferentes exercícios em todos os planos de movimento, com a vantagem que o sujeito pode eleger o nível de resistência:
Quanto mais força realizada maior a resistência oferecida pela água. A resistência multidimensional facilita o equilíbrio e a paridade nos músculos agonistas/antagonistas.
Esta resistência também pode ser incrementada com a utilização de materiais e acessórios, objetivando maior velocidade de movimento e consequentemente força.
Pilates na água queima em média 300 calorias por sessão sendo recomendado para quem sofre lesões ou problemas musculares, gestantes, terceira idade e indivíduos que desejem realizar uma atividade física de baixo impacto, mas que lhes garanta bons resultados.
Ao invés de desenvolver músculos volumosos, com Pilates na água você cria uma forma corporal definida, forte e equilibrada.