quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pilates: treinamento para triatletas - alongamento


O artigo de hoje continua o artigo postado anteriormente, sobre a aplicação do Pilates nos treinos de triatletismo.


O treino de flexibilidade deveria integrar o programa de treinamento de todo atleta, independente da modalidade. Aumentar a flexibilidade reduz lesões e melhora o desempenho e a técnica do atleta.


A maioria dos triatletas não se alongam o bastante. Eles gastam muitas horas durante a semana exercitando-se, mas o tempo para um trabalho mais detalhado de alongamento não é suficiente.


Músculos não alongados podem causar enorme prejuízo para a técnica em todas as três etapas do percurso do triathlon (ciclismo, natação e corrida). Além de também serem uma das principais causas de dor lombar e lesões nas articulações.


Veja o que músculos não alongados podem causar:


1) Quadríceps:- diminuir a distância da passada em marcha e a extensão no quadril- limitar a amplitude do movimento no freestyle- Aumentar o arco da parte inferior das costas, levando à lombalgia- Aumentar o risco de dor nos joelhos no ciclismo e corrida;


2) Ísquios Tibiais:

- Exigir que a parte inferior das costas fique mais arredondada, aumentando assim o risco de lesões e diminuindo o controle sobre a bicicleta;

- Diminuir o comprimento da passada na corrida;


3) Ombros e peitorais:

- Ombros curvados e má postura- Aumentar o risco de dores nos ombros e pescoço;


4) Panturrilhas:

- Estiramento da panturrilha e problemas no tendão de Aquiles

- Torsão do tornozelo

- Eversão do pé na “decolagem” e “aterrissagem” de cada passada;


Uma rotina consistente de Pilates vai garantir bom trabalho de alongamento no programa de treinos. A prática de Pilates garante o fortalecimento para uma gama de movimentos. Os grupos musculares do core trabalham em sinergia para dar suporte a coluna. Músculos alongados vão prolongar e promover uma melhor circulação sanguínea, além de lubrificar suas articulações. Isto não só melhora a amplitude de movimento, mas também prepara melhor as articulações para gerir o stress repetitivo que o corpo tem que lidar durante as inúmeras horas de treino.


A visão ideal da contrologia ( nome original do Pilates), quando criada por Joseph Pilates, foi desenvolver o corpo uniformente e tornar a coluna mais flexível, de modo que os indivíduos pudessem respirar melhor e assim o corpo tornar-se capaz de “se limpar”. Pilates dizia que cada pessoa é um atleta e que todos nós temos o direito de sermos fortes e saudáveis.


Fonte:
http://www.fitnessdivablog.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...