Veterinária e fisioterapeuta Hannah Haskew disse que o fortalecimento dos músculos do núcleo de um cavalo gera uma melhora no seu desempenho.
A faculdade inglesa Derby está oferecendo uma nova reviravolta em sua busca por maneiras de melhorar a saúde eqüina. Estão sendo oferecidas aulas de Pilates para os proprietários de eqüinos, para ajudar a melhorar a condição de seus animais.
"Pilates é uma forma de exercício humano utilizado em todo o mundo, mas oferecê-lo a cavalos é um novo desenvolvimento veterinário" diz a fisioterapeuta Hannah Haskew. "É realmente muito novo, a idéia é levar os princípios do pilates e aplicá-los em seu cavalo", disse ela.
Músculos Core
Em alguns exercícios uma cenoura é colocada contra o peito do cavalo para induzí-lo a dobrar para baixo sua cabeça.
Ao fortalecer os músculos do núcleo você pode obter um melhor desempenho de seu cavalo, maior flexibilidade e melhores resultados em competição.
Ele também pode ajudar com a reabilitação de problemas na coluna e ajudam a reduzir a incidência de problemas nas costas nos cavalos, diz Hannah.
"Eu espero conseguir desenvolvê-lo um pouco mais e fazer competições muito melhores." Diz Fell, proprietário do pônei Sue Oliver.
"Poppy fez 18 anos agora, espero que o pilates à deixe um pouco mais flexível. Ela já não é tão flexível como costumava ser." Acrescente Pat Boddy proprietário de Poppy.
Fonte: BBC News
Para quem não gosta das agitadas aulas da academia, com um professor motivando os praticantes ao som de músicas ritmadas, o pilates é uma boa opção.
A técnica, nascida na década de 20 com o objetivo de reabilitar soldados feridos, faz parte da ala zen das atividades físicas, ao lado do Yoga. Seu segredo reside na concentração e na respiração, que juntas possibilitam trabalhar a consciência corporal, flexibilidade e força com o objetivo de promover o equilíbrio físico e mental.
Democrático se adapta a crianças, jovens, adultos, idosos e até gestantes. “A ampla variedade de exercícios torna o pilates atrativo para pessoas de diversas idades e níveis de condicionamento físico”, explica Simone Przewalla, fisioterapeuta do Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, como o método vem se popularizando nos últimos anos, pode ser encontrado nas mais diversas academias e estúdios espalhados por todo o país.
Para aqueles que preferem praticá-lo em casa, a fisioterapeuta adverte: “Quem está começando precisa do acompanhamento de um profissional especializado”. Os veteranos no método já têm a experiência e a consciência corporal necessárias para realizar os movimentos em casa, o que não dispensa supervisão periódica. “O uso correto de cada parte do corpo, associado à respiração e à execução precisa dos movimentos, é de grande importância”, enfatiza Simone.
Os ganhos são globais, corpo e mente agradecem, e os resultados nas palavras de seu próprio criador não demoram a aparecer. Joseph Pilates dizia que, após as dez primeiras aulas o praticante sente que o corpo mudou; a partir da vigésima começa a ver as mudanças; e após a trigésima as outras pessoas passam a notá-las.
Escolha a sua modalidade
O método original contempla exercícios de solo, de parede e nos aparelhos. Com a evolução da prática, foram incorporados outros elementos, como as bolas suíças, o que originou o chamado pilates contemporâneo. As duas modalidades proporcionam os mesmos benefícios: ganho de força, flexibilidade, melhora da postura, equilíbrio, controle dos movimentos corporais e alívio do estresse.
Solo
Uma sequência de 34 exercícios de solo é realizada sobre um colchonete. O grau de intensidade dos movimentos varia de acordo com o nível dos praticantes.
Aparelhos
Os exercícios são realizados em aparelhos baseados em equipamentos hospitalares como camas e cadeiras de rodas. Entre eles estão:
Cadillac – espécie de cama com molas e barras onde se realizam diversos movimentos, tanto em pé quanto deitado.
Chair – aparelho semelhante a um banco de madeira em que se usam barras metálicas nas laterais e uma barra tipo “pedal” para fazer os exercícios.
Reformer – espécie de cama com sofisticado sistema de molas, correias e polias que possibilita mais de uma centena de exercícios, nas mais variadas posições.
Wall Unit – também conhecido como unidade de parede, é uma versão compactada do Cadillac.
Barrel – desenvolvido para trabalhar exercícios posturais, alongamento de pernas e abdominais. Assemelha-se a um barril na posição horizontal.
Acessórios
São utilizados apetrechos como a bola suíça, que pode ter de 45 a 90 centímetros de diâmetro, faixas ou rolos para realizar sequências de exercícios. A bola, por exemplo, pode ser usada como apoio para criar uma alavanca, tornando-se a superfície sobre a qual se realizam movimentos de torção, alongamento, flexibilidade. “O acessório desafia o equilíbrio e o domínio sobre o movimento por ser móvel, o que aumenta a concentração e o controle”, explica a fisioterapeuta do Einstein.
Para as futuras mamães
O método é adaptado para cada fase da gravidez: inicial, intermediária e final, além do período de pós-parto. “O foco é na estabilidade da musculatura postural e do períneo e no fortalecimento e alongamento suave dos músculos”, explica Solaine Perini, presidente da Associação Brasileira de Pilates.
Os movimentos ajudam a melhorar a circulação, principalmente nas pernas, e reduzem a tensão na parte superior das costas e nos ombros, ocasionada pelo aumento das mamas. “As técnicas de respiração também ajudam a respirar com mais eficiência, induzindo ao relaxamento e reduzindo de forma eficaz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse”, diz Solaine.
Quem já praticava Pilates antes da gestação pode retornar à atividade após a liberação do obstetra, em geral no fim do primeiro trimestre. É fundamental consultar o médico para identificar possíveis contraindicações, como hipertensão, diabetes, cardiopatias ou problemas relacionados à gestação.
Cinco passos
Muitos dos movimentos executados no pilates são familiares aos praticantes de ioga, assim como as técnicas de respiração e concentração. Executá-los com precisão e manter o controle sobre eles são a base para uma prática eficaz e segura. O benefício vem com a qualidade dos exercícios e não com a quantidade.
1. Respire: para que os movimentos fluam naturalmente, é preciso inspirar na preparação do exercício e expirar ao executá-lo. A respiração torácica é fundamental por conta da contração abdominal necessária durante a prática.
2. Concentre-se: manter a atenção voltada para o grupo muscular solicitado proporciona o desenvolvimento da consciência corporal.
3. Mantenha o alinhamento: é essencial realizar os movimentos da maneira correta, encontrando o centro de equilíbrio do corpo. Isso aumenta a mobilidade e melhora o funcionamento do organismo como um todo.
4. Execute com precisão: manter a consciência corporal e o alinhamento são a chave para a perfeição nos movimentos do pilates.
5. Controle seus movimentos: esse é um dos grandes desafios do método. Cada um tem seu tempo para dominar o corpo e descobrir o próprio ritmo para executar cada exercício. É preciso persistência.
Como escolher o estúdio?
A recomendação da Associação Brasileira de Pilates é procurar profissionais com graduação em fisioterapia para reabilitação e condicionamento físico ou profissionais de educação física com formação em Pilates. “Também importante para quem quer começar a praticar, é buscar locais que ofereçam aulas individualizadas ou em grupos pequenos, para receber atendimento de qualidade”, ressalta Solaine Perini, presidente da entidade.
Fonte: www.hiae.br (Hospital Israelista Albert Einsten)
Cada pessoa é única. Se existe uma técnica de exercício físico que respeita muito este fato, é o Pilates.
Talvez por isso, cada vez mais o método tem proporcionado aos praticantes, mudanças significativas na qualidade de vida e consequentemente, no estilo de vida do indivíduo.
Não são raros os relatos de adeptos que, após praticarem Pilates, passaram a dormir mais e melhor.
Outros que pararam de tomar medicamentos para regularizar o funcionamento instestinal, ou que tomavam remédio para dores há anos e depois de seis meses de exercícios não tomavam mais.
Existem também casos de alunos que, com o método, descobriram coisas de si mesmo que não descobriam na terapia.
Muitos atletas e bailarinos, uma vez iniciada a prática, nunca mais conseguiram tirar o Pilates do seu treinamento, pelo fato do método melhorar significativamente a performance profissional.
Especialistas afirmam que ao entrar em contato com o Pilates, a pessoa entra em contato com as suas “áreas deficientes”, ou seja, suas fraquezas. E a primeira coisa a fazer é aceitar essas áreas, para só assim poder modificá-las, tornando-se uma pessoa mais forte e segura.
Fonte: http://doressemdiagnostico.blogspot.com
O Programa de Karate Pilates foi concebido para levar os benefícios do Método Pilates para o seu treinamento em artes marciais. Os exercícios de Pilates neste programa foram escolhidos especificamente para alvejar áreas problema comuns em artistas marciais.
Projetado para homens e mulheres, esta programa de Mat Pilates não requer nenhum equipamento especial. As versões iniciante, intermediário e avançado dos exercícios são discutidos para que você possa continuar a desafiar seu corpo e tenha um aumento de força e flexibilidade.
Os alvo dos exercícios é o core, ou abdominal inferior, assim chutes e posturas se tornarão mais eficientes e confortáveis.
Dores e tensões nas costas e ombros começam a desaparecer à medida que você desenvolve músculos abdominais mais fortes e tira um pouco da carga dos músculos que os artistas marciais usam normalmente.
Fonte: http://synergize.net.au/
Tradução: Fabricio Mariano
Os exercícios de pilates podem auxiliar no desenvolvimento muscular e facilitar a vida de pessoas com necessidades especiais.
É possível trabalhar os movimentos do cotidiano para um método de adaptação a fim de que um paciente treine aquilo que fará no dia a dia. Trabalha-se muito a reabilitação em si.
São trabalhadas áreas específicas para o controle e sustentação, além de exercícios para o tórax a fim de trabalhar a respiração e evitar possíveis doenças recorrentes da falta de movimentação do cadeirante.
Deve existir um cuidado na procura do profissional que ministrará as aulas. O professor deve ser credenciado e formado com muito embasamento teórico e prático nos aparelhos e acessórios, além de muita experiência.
A fisioterapeuta Ingrid Machado acrescenta: “O importante é respeitar as limitações e adaptações necessárias de cada aluno, sendo ele cadeirante ou não.
Fonte: http://cirurgicazonasul.wordpress.com/
Desde que Kate e o príncipe William se casaram no final do mês passado, o mundo fixou os olhares em Pippa Middleton, irmã da princesa, que entrou na Abadia Westminster segurando o vestido da noiva e chamando a atenção dos convidados e telespectadores que acompanhavam a cerimônia. A partir disso, a jovem, de 27 anos, virou referência de moda, beleza e exuberância. O corpo tonificado dela tem sido um dos assuntos mais comentados na Inglaterra, tanto que, segundo o site britânico Telegraph, ela está entre as mulheres que tem o bumbum mais cobiçado do ano.
De acordo com o que Pippa revelou ao site Daily Mail, o segredo do corpo tonificado, da postura alongada, pose natural e equilíbrio, notados no dia do casamento da irmã, é a prática de Pilates toda a semana. Segundo ela, com a vida agitada que leva, a aula acaba sendo uma fuga que acalma e só traz benefícios.
O Pilates é um método de alongamento e exercício físico que deixa o corpo lindo, super definido, com músculos alongados, firmes e flexíveis, além de promover autocontrole emocional, ótima postura e melhor capacidade de respiração.
Segundo a professora de Pilates Simone Barcelos, o corpo ganha força e resistência sem ficar volumoso. "Em poucos dias é possível notar as mudanças tanto anatomicamente como também nos resultados relacionados a agilidade e reflexo. A prática promove o alinhamento da coluna, melhorando a postura e até a respiração", explica a especialista.
Pippa parece estar de acordo com todos esse benefícios. "A partir de técnicas de respiração, tonificação muscular e flexibilidade, as aulas de Pilates tem se tronado uma necessidade semanal que me mantem em forma, feliz e energizada", revelou a bela ao site Daily Mail.
Os exercícios podem ser feitos tanto no chão, com bolas e elásticos, e nos aparelhos próprios de Pilates. A atividade pode ser praticada por qualquer pessoa a partir dos 12 anos de idade em qualquer nível de condicionamento. “Até mesmo alunos que apresentam doenças cardiovasculares, ou doenças crônicas como diabetes, pressão alta e problemas na coluna podem praticar a aula", afirma a profissional.
Fonte: http://cristianaarcangeli.com.br
Pilates tem sido uma das práticas que traz muitos benefícios para o corpo com resultados visíveis. E para complementar este tipo de prática, agora ele é desenvolvido na água, uma novidade que está tendo resultado satisfatório para quem quer perder peso e ter o corpo em forma sempre.
Batizado e criado pela norte-americana Rebecca Pfeiffer, a idéia deste novo método surgiu quando três de seus alunos na mesma semana a questionaram sobre a possibilidade de praticar pilates dentro d’água. Como algumas pessoas vieram lhe falar sobre o assunto, Rebecca começou a considerar que poderia ser válido e possível levar o método do brilhante Joseph Pilates para dentro da piscina.
Mas ela queria fazer isso de uma forma que não distorcesse os princípios dos exercícios originais. Hoje, descrevemos o pilates como um método de três estilos, o mat (solo), com equipamentos e o dentro d’água.
Fazer exercícios na água e se refrescar ao mesmo tempo. Lançado nos Estados Unidos, em breve estará no Brasil.
A novidade já está sendo esperada por muitas pessoas que gostam de novidades para praticar exercícios. Na água você ganha mais equilíbrio, força e tonifica os músculos através dos impulsos, além de trabalhar a respiração, concentração e postura. Todas as partes do corpo ganham com esta prática, pernas torneadas, bumbum durinho, alongamento e relaxamento do corpo.
Para quem já conhece a tradicional aula de Pilates, já sabe os muitos benefícios que a prática traz para corpo e mente. Com resultados surpreendentes, é muito indicado para quem quer perder peso.
A nova técnica chamada Poolates é feita com água na temperatura de 30° graus, deixando articulações mais flexíveis você tem inúmeros benefícios como circulação sanguínea, coração e pulmão mais tonificados. Sempre na hora dos exercícios trabalhe concentrado nos músculos e deixe o abdome contraído.
Autora: Mayra Stachuk