Após o post anterior, você fez todas as avaliações necessárias e teve a certeza de que está pronto para abrir seu estúdio. Hoje nós vamos abordar as questões burocráticas que envolvem este processo.
É importante tomar cuidado com as questões jurídicas implicam ao abrir um negócio. Elaborar um contrato de prestação de serviços que o estúdio terá com o cliente é um bom começo – questões como política de reposição de aulas, forma de devolução de valores, atestado médico, etc… São pontos indispensáveis para manter uma relação clara com o cliente.
REGISTRO DE ESTÚDIO
Primeiro, com a ajuda de um contador, defina qual o melhor tipo de registro para seu caso: Pessoa Física (CPF) ou Jurídica (CNPJ).
- Pessoa Física / Autônomo: Se o estúdio for atendido e administrado apenas pelo proprietário, sem mais funcionários ou prestadores de serviço, pode ser feito o Registro de Pessoa Física, chamado Registro de Autônomo.
- Pessoa Jurídica / Empresa: Quando o estúdio de Pilates contempla, além do proprietário, mais funcionários como recepcionista, professores, etc. deve ser registrado como empresa na Junta Comercial da cidade onde está localizado. Mesmo que o estúdio não tenha funcionários, o proprietário pode registrá-lo como empresa e obter o registro de Pessoa Jurídica.
Documentos necessários para abrir uma micro empresa no Brasil:
- Cópia autenticada do RG e CPF do titular, no caso de Empresário Individual, ou do(s) sócio(s), em caso de Sociedade;
- Cópia do comprovante de endereço da empresa;
- Alvará de Localização;
- Alvará Sanitário;
- Habite-se;
Para registrar sua empresa, será preciso um nome e razão social:
- Nome Fantasia: é o nome pelo qual a empresa será conhecida no mercado. O nome fantasia serve também para identificar e distinguir seus produtos e serviços de outros já existentes no mercado.
- Razão Social: é o nome com o qual a empresa é registrada na Junta Comercial.
Para muitas outras informações, acesse o site negociopilates.com.br
Fonte: negociopilates.com.br
0 comentários:
Postar um comentário