terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

XTend Barre combina Ballet e Pilates



Bailarinos profissionais e amadores podem se beneficiar da prática do Pilates, que garante força muscular, flexibilidade, bom alinhamento, controle, precisão dos movimentos e fluência entre eles. No início de sua história, o Pilates foi adaptado para os movimentos do ballet com o intuito de melhorar a performance e prevenir lesões ocasionadas pela dança.
É comum a ideia de se aliar as duas modalidades, trabalhadas paralelamente, a fim de conferir estabilidade aos movimentos e melhorar os resultados no palco. Mas, uma nova modalidade surgiu há alguns anos, nos Estados Unidos, pelas mãos de Andrea Rogers: o XTend Barre. Mais suave do que as ginásticas convencionais, o XTend combina a técnica do ballet ao método de Pilates, dando origem a uma terceira atividade que tem conquistado mulheres acima de 20 anos em busca de mais feminilidade.
O XTend Barre usa elementos do ballet, como os pliés, elevés e derrièrres, além da barra em frente ao espelho. Mas nem por isso a aula é parada. Pelo contrário, a dinâmica é imposta pela música de batida forte e pela exigência de resistência muscular, pois trabalha com movimentos repetidos e, muitas vezes, executados com o uso de pesos e com o auxílio de mats e as tiras conhecidas do Pilates para manter a postura correta.
Confira o XTend Barre no vídeo de Andrea Rogers, a criadora da modalidade (em inglês):


Fonte: http://www.xtendbarre.com.br/

Pilates ajuda a manter o pique no carnaval



O carnaval está chegando e muita gente já está com os abadás em mãos para curtir os quatro dias de festança. Mas é preciso estar preparado para aguentar o pique de tanta diversão e, em seguida, encarar a rotina de trabalho, casa, família, escola – quando o ano começa de fato. O ideal para o grupo dos sedentários é que se inicie um programa aeróbio, de leve a moderado, para não ter que voltar para a casa antes da hora. Quem já está acostumado com a prática de exercícios, deve intensificar o treino e complementar com aulas de resistência muscular e flexibilidade.
Que o diga Daniela Mercury, que vai passar 7 horas diárias em cima do trio elétrico. Para garantir o fôlego, a artista mudou os hábitos no período que antecede a folia. Ela conta com a ajuda de um profissional para construir uma série de exercícios adequada ao tempo que tem disponível no período pré-carnaval e busca incluir Pilates em sua rotina. “Sou bailarina desde menina, por isso sempre tive uma consciência corporal bem apurada. Exercícios, dança, coreografias e preparação para espetáculos sempre fizeram parte da minha vida. A dança ajudou a disciplinar o meu corpo. Há alguns anos, incluí o Pilates na minha rotina e isso contribuiu para melhorar a minha postura e também para me dar mais resistência”, disse a cantora em entrevista à Revista Caras. “Tento manter uma dieta equilibrada, que inclui frutas, legumes e bastante água. Adoro doces, mas tento evitar. Faço também o possível para manter frituras longe do meu cardápio”, completa Daniela.
Os treinos devem ser acompanhados de uma dieta especial nesse período preparatório. Uma das medidas é evitar alimentos gordurosos para não sobrecarregar o fígado e não ter sonolência. A saída é dar preferência para carnes magras, legumes, frutas e carboidratos integrais. É recomendável também evitar café e bebida alcoólica, principalmente de estômago vazio, e caprichar na água mineral, água de coco e suco de frutas naturais para manter o corpo hidratado. Vale lembrar que manter o sono mais próximo do adequado ajuda a ter disposição para enfrentar a maratona carnavalesca.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...