segunda-feira, 14 de maio de 2012

‎2° CURSO DE FORMAÇÃO RIO PILATES


domingo, 13 de maio de 2012

Feliz dia das Mães


A equipe Rio Pilates deseja à todas as Mães um dia maravilhoso e repleto de alegrias.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pilates já se tornou uma atividade física normal entre os surfistas!


Muitos surfistas apresentam dor principalmente na região lombar e cervical devido o posicionamento na prancha durante longos períodos de treino, isso é decorrente talvez de desvios posturais ou mesmo da fraqueza da musculatura.
Veja o que a prática do Pilates pode fazer pelo surfista:
-Melhora da Respiração: o método resgata a importância da respiração correta para a prática. Devido à vida agitada, as pessoas passaram a respirar mais rápido e de forma incompleta, ou seja, o ar não chega a atingir a parte inferior do pulmão, região onde a troca gasosa é mais eficiente, por isso o trabalho da respiração tridimensional no Pilates é fundamental para os surfistas também;
-Melhora da concentração: alguns exercícios tem papel fundamental na prevenção de dores através de movimentos funcionais, aliviando assim qualquer desconforto, melhorando a postura e consciência corporal;
-Melhora da mobilidade articular, focando principalmente nos exercícios de força excêntrica.
-Fortalecimento do centro, (Oblíquos, Transverso do Abdômen, Assoalho Pélvico e Multífidos), podendo assim evitar futuras lesões na região Lombo Pélvica;
-Melhora do equilíbrio, trabalhando em superfícies instáveis, para desafiá-lo em diversas posições;
A prática também proporciona uma coluna mais saudável de modo a aumentar o equilíbrio corporal. O que podemos concluir que o Pilates trará muitos benefícios, principalmente por serem exercícios dinâmicos onde sempre buscaremos o alinhamento ideal dentro do movimento, assim poderá evitar as temidas dores nas costas e na cervical.

Por: Paulo Genioli e Rafaela Porto.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Conhecendo Pilates


Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1883, Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates, praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe.
Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados.
Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Alguns anos depois ele retornou à Alemanha, onde permaneceu pouco tempo.
Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercursão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.
Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 84 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do studio, dando continuidade ao trabalho do marido. Por volta de 1970, ela fez convites a alguns alunos de Joseph Pilates, passando a direção do Studio a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna do studio na década de 50.
Muitos estudantes de Joseph e Clara Pilates abriram seus próprios studios. Ron Fletcher,(um dançarino de Martha Graham, que estudou com Joseph nos na década de 40), abriu seu studio em Los Angeles, em 1970. Clara ficou fascinada com o trabalho de Ron Fletcher e lhe deu permissão para difundir o nome e o trabalho de “Pilates”. Junto com Carola Trier, Fletcher trouxe inúmeras inovações e avanços para o trabalho de “Pilates”.

A difusão do Método

Muitos dos alunos de Joseph Pilates abriram seus próprios studios e difundiram sua técnica, fazendo também importantes contribuições para o desenvolvimento e aprimoramento do Método Pilates.
O método chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates.

Pilates no Brasil

Em 1991, foi criado o primeiro studio brasileiro de Pilates. A grande responsável por tal empreendimento foi Alice Becker Denovaro.
Graduada em Dança pela Universidade da UFBA e mestre em Coreografia pelo Califórnia Institute of The Arts, Los Angeles, Alice foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da técnica de Pilates.
Professora de Pilates do Balé Teatro Castro Alves, Alice adquiriu papel fundamental na preparação dos profissionais dessa companhia. Além disso, Alice introduziu o Pilates na área clinica em Salvador, através do Ambulatório de Dor do Hospital das Clínicas - HUPES - UFBA.
Hoje, Salvador conta com dezenas de Studios em plena atividade, com centenas de praticantes do método. Por meio da Physio Pilates, Alice Becker é hoje licenciada da Polestar Education para a América do Sul. Dessa forma, já realizou diversos cursos de formação no Brasil, Venezuela, Uruguai, Argentina, Chile e Equador.
A partir do trabalho de Alice Becker, surgem novos Studios de Pilates. A dançarina Ruth Rachou, tendo desenvolvido uma estreita relação com a Escola de Dança de Martha Graham, em Nova York, passou a freqüentar o Studio de Robert Fitzgerald, onde os dançarinos da companhia de Martha faziam as suas aulas de Pilates. Sendo assim, decidiu, em 1993, trazer a técnica para o "Espaço de Dança Ruth Rachou", em São Paulo.
Em agosto de 1994, Maria Cristina Rossi Abrami, graduada em Educação Física, após ser certificada na Técnica de Pilates pelo Physicalmind Institute, no Novo México, iniciou as suas atividades com Pilates em São Paulo, no CGPA - Centro de Ginástica Postural Angélica.
Em 1996, Inélia Garcia, após ter feito a sua certificação com Romana Kryzanowska, iniciou também em São Paulo os trabalhos com a Técnica de Pilates. Licenciada pelo "The Pilates Studio", Inélia vem também promovendo cursos de formação no Brasil.
Também em 1996, Elaine de Markondes, após um congresso sobre técnicas corporais em Buenos Aires, iniciou suas pesquisas sobre o Método Pilates. Tendo participado de diversos cursos e workshops, começou em 1997 os trabalhos com Pilates, em Curitiba. Hoje, Elaine é licenciada pelo Physicalmind Institute, ministrando cursos de formação em Pilates.
Em 1999, finalmente, para alívio de toda a Comunidade Pilates no Brasil, surgiu oficialmente o primeiro fabricante brasileiro de equipamentos de Pilates, a Physio Pilates, com sede em Salvador/BA, trabalhando sob licença exclusiva de Balanced Body® para toda a América do Sul. Atualmente, a Physio Pilates tem clientes em diversos países da América do Sul, como Venezuela, Chile, Argentina, Uruguai e Equador.



Fonte: ABRAPI






quarta-feira, 2 de maio de 2012

Conheça o padrão da caminhada e saiba como o pilates pode influenciar na segurança da biomecânica do movimento



Efetuar um passo para frente, apesar de este ser iniciado pelos flexores do quadril, tal como o psoas e o ilíaco, ou pela liberação dos extensores, certamente envolve a flexão do quadril, extensão do joelho e dorsiflexão das articulações do tornozelo e metatarsofalangeanas (bola do pé), necessárias para o caminhar para frente, todas as quais são criadas pelo encurtamento.

Enquanto o membro inferior se movimenta anteriormente, sua miofáscia (capa protetora do músculo – trama de tecido conjuntivo) inteira se prepara para receber o peso do corpo e a reação do solo. Os músculos ficam tensos dentro da trama fascial para lidar com a quantidade precisa de força que é esperada.

Ao instrutor: Aprender a ler estes movimentos no padrão de caminhada de seus clientes tornará mais eficientes seu trabalho, reconhecendo a necessidade de cada padrão de movimento corporal e lembrando de que os Princípios Básicos do método estarão totalmente ligados a toda essa consciência!

O quadril, é claro, faz uma pequena rotação durante o caminhar, e o peso cai da parte lateral para medial, mas em geral diferenças na direção entre estas articulações resultarão num desgaste da articulação, esforço excessivo dos ligamentos, por falta de equilíbrio e força muscular dessas regiões, por isso, os abdutores e compartimento lateral do segmento inferior do membro inferior, provém a estabilidade que evita com que o quadril penda para dentro (adução), enquanto o grupo de adutores e os outros tecidos auxiliam os movimentos da flexão/extensão e provém a estabilidade do arco interno, na parte de dentro do membro inferior, para o lado medial da articulação do quadril, evitando uma rotação excessiva ou indesejada do quadril.

Na parte superior do corpo se alterna no encurtamento do lado com peso, para evitar que o tronco penda para longe do membro inferior e abaixo deste movimento o tronco se enrola como uma mola de relógio, contrabalanceando a torção que produzida na pelve também. Esta energia rotacional, trabalhando através dos intercostais nas costelas e dos abdominais oblíquos, é criada e liberada em cada passo.

Concluímos então que principalmente exercícios que a essência tem o foco no posicionamento da pelve e da caixa torácica com certeza envolverá também o fortalecimento de toda a musculatura que envolve essas regiões dando mais estabilidade ao nosso cliente durante seu caminhar. PREPARE SUAS SESSÕES COM PRECAUÇÃO PENSANDO EM CADA PADRÃO DE MOVIMENTO DE CADA CLIENTE… BOAS AULAS!

Por Rafaela Porto

Curiosidade: Quem criou a bola utilizada hoje no Pilates?



Seu nome é Aquilino Cosani, nascido em 1924 na Romênia. Aquilino estudou engenharia, na Itália de onde seguiu para Milão e trabalhou na fábrica da Pirelli – onde se produzia produtos de borracha. Intensificou seus conhecimentos e, com a ajuda de um amigo, começou a fazer Pinóquios e animais de borracha no porão de sua casa. Com o crescimento da produção, passou a exportar para outras partes da Europa. Nessa fase, sua linha havia expandido e adicionadas as bolas de praia.

Por volta de 1963,  um pedido incomum  foi feito à um dos distribuidores de Aquilino – a criação de uma bola grande e forte o suficiente para que pacientes utilizassem na recuperação de graves cirurgias. O pedido foi feito pela Dra. Susane Klein-Vogelbach, terapeuta e primeira a usar as bolas em adultos com problemas ortopédicos e posturais.

Hoje,  as bolas são utilizadas com total eficiência tanto no Pilates, na fisioterapia e no fitness.

Fonte: Revista Pilates
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...