
Respiração – Ato de inspirar e expirar de forma fluida e controlada.
Inspiração – Normalmente no Método Pilates inspiramos o ar pelo nariz. Essa inspiração deve ser prolongada e a mais completa possível, inflando por completo os pulmões (caixa torácica), mantendo a região abdominal sempre baixa e conectada.
Expiração – Já na expiração é normal que a faça pela boca de forma completa e prolongada, quando soltamos o ar, temos o poder de maior contração abdominal onde baixamos as costelas em direção ao umbigo.
Abdômen Dentro / Abdômen Conectado – A idéia que se tem é que o abdômen se contrai de tal forma que o umbigo é empurrado pra baixo contra a lombar. O abdômen se mantém contraído antes mesmo de iniciar o exercício, assim conseguimos melhorar a consciência corporal para atividades cotidianas.
Retroversão – Quando contraímos os glúteos, o púbis se eleva e por conseqüência a região lombar é pressionada contra o solo.
Pélvis Neutra – Acontece quando estamos com a “coluna relaxada” respeitando a curvatura natural da mesma sem compressão “retroversão”. A região sacral se encontra bem apoiada no solo com a lombar ligeiramente fora (+ ou – um dedo de separação do solo).
Coluna em “C” – Alguns exercícios solicitam grande flexão da coluna, desenhando a letra “C” desde a cabeça até o cóccix. É o caso do exercício Half Roll Down no solo.
Alongamento Axial – É quando aumentamos os espaços entre as vértebras de toda a coluna (desde a cabeça até os ísquios). Descomprimindo e crescendo na extensão da coluna como também na flexão. Sempre digo aos alunos que distanciem as costelas do quadril.
Posição Table Top – É a posição em que as pernas se encontram flexionadas (joelhos e quadril á 90º) em relação ao tronco. Joelho sobre o quadril e calcanhar na linha do joelho. Ex. como estivéssemos com as pernas apoiadas sobre uma mesinha.
Autor: Rodrigo Martins (Nanô)
0 comentários:
Postar um comentário