Devido aos hábitos cada vez menos sadios das crianças, observa-se um crescente aumento de patologias de coluna na infância.
Principais fatores:
Falta de segurança ao brincar na rua;
Falta de tempo e alto custo para a realização de atividades físicas extra-curriculares;
Facilidade e comodidade ao deixar a criança assistir TV ou jogar video games por horas seguidas;
Má alimentação e crescente obesidade;
Baixa auto-estima e ausência dos pais;
Carteiras de estudo ergonomicamente impróprias (leia mais na pesquisa cientifica);
E para completar, a criança passa horas sentada na escola, carrega mochila pesada e de forma incorreta, e muitas vezes é excluida dos jogos das aulas de Educação Física por ser fraca e descoordenada, se desinteressando pela atividade esportiva.
Precisamos tentar mudar o quanto antes a rotina de nossas crianças. Cabe a todos os profissionais envolvidos e aos pais um trabalho em conjunto para que haja uma eficiente mudança.
O profissional de Educação Física tem um grande papel nesse processo, ele poderá ajudar da seguinte forma:
Identificar o mais cedo possível desvios posturais para que a criança possa ser encaminhada a um profissional especializado.
Melhorar a consciência corporal da criança através de exercícios que desafiem a coordenação e equilíbrio.
Ensinar a sentar corretamente e corrigir os desequilíbrios corporais, como: músculos fracos e encurtados e problemas de desalinhamento.
Desenvolver o gosto pela atividade corporal pela ludicidade. Criar e explorar movimentos, desafiar o controle e fortalecer de forma equilibrada e divertida.
Caso a criança já apresente algum desvio postural visível, ela deverá iniciar um tratamento com profissional especializado. O Pilates poderá corrigir ou minizar este problema, reequilibrando e realinhando o corpo, devendo ser iniciado o mais rápido possível para evitar agravamentos.
* Leia mais sobre Postura em: Postura Correta X Errada
Autora: Tatiana Matsuo –
http://tatipilates.wordpress.com
0 comentários:
Postar um comentário