sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Método Pilates e Esportes com Prancha


Os exercícios para Pilates são baseados em fortalecimento muscular com alongamento, não é só usado para o condicionamento físico, mas também para reabilitação, podendo tratar uma variação de patologias diversas.


Em estudos recentes, devido ao grande crescimento do esportes com prancha como, surf, skate, kite-surf e wakeboard e etc, o método pode ser utilizado para um aprimoramento do condicionamento físico ou prevenção de lesões, principalmente na coluna lombar.


Na parte de condicionamento físico, o Pilates trabalha diversos grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos, enfatizando a concentração e alinhamento postural.


No alinhamento postural, trabalhamos e fortalecemos o nosso core, mais conhecido como powerhouse, formado pelos músculos abdominais, coluna e região pélvica. Com o fortalecimento do core, na hora de realizar qualquer manobra, a postura não fica sobrecarregada, e a coluna tem uma mobilidade maior na execução de manobras desde as básicas como as mais avançadas, com movimentos mais suaves e a pelve mais estabilizada;


Durante os exercícios temos que focar a qualidade e não a quantidade na execução dos movimentos, fazendo com que o aluno/atleta sinta o tônus muscular (trabalho de contração e percepção muscular sem exageros).


O Pilates desenvolve um trabalho de equilíbrio cujo o objetivo é não sobrecarregar a musculatura e, sim, desenvolver um trabalho mais específico para determinadas modalidades esportivas.


Nos esportes com prancha os benefícios que o Método Pilates pode trazer são:

Aumento de coordenação neuromuscular, sendo um trabalho mais funcional e específico para o movimento de esportes com prancha.


Surf: fortalecimento da região lombar no momento em que está deitado na prancha realizando a remada;


Surf / Kite- Surf / Skate / Wakeboard: o trabalho de tonificação muscular auxilia e melhora na contração isométrica no momento em que está em pé na prancha e em todas as fases de execução de manobras (parte inicial e parte final do movimento). Assim, suporta uma maior carga nas articulações e coluna cervical e lombar;

Aumento da mobilidade tóraxico – lombar na execução de manobras sem prejudicar a biomecânica dos movimentos;



autor: Paulo Roberto Onorato

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Livro recomendado: Pilates para grávidas


O método Pilates é ideal para gestantes, pois trabalha de maneira suave e eficaz o fortalecimento e alongamento dos músculos, bem como a força postural e o equilíbrio. Adequado mesmo para iniciantes, este livro apresenta exercícios seguros e de baixo impacto que farão com que a gestante se sinta saudável, fortalecida e confortável durante os nove meses e após o parto.

Pilates para Grávidas apresenta exercícios que:
-Fortalecem dois grupos musculares extremamente importantes: os do assoalho pélvico e os abdominais;
-Melhoram a postura e proporcionam uma coluna saudável;
-Incluem técnicas de respiração para liberar a tensão e promover relaxamento;
-Ajudam a recuperar a forma rapidamente após o parto.

O método Pilates, portanto, exercita o corpo de forma completa e sem esforços inadequados, sendo assim um programa indicado para todas as pessoas que buscam saúde e bem-estar.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Flacidez nos braços pode ser combatida com a prática de pilates


Depois que a modelo Luiza Brunet, de 47 anos, revelou que para manter firme seu poderoso “tchauzinho” ela se dedica, há alguns anos, ao pilates, agora é a vez da atriz Desirée de Oliveira, do programa “Zorra Total”, da TV Globo, arregaçar as mangas e mostrar que a técnica já traz benefícios aos braços com apenas três meses de prática.


“Estou adorando as vantagens do pilates para manter a forma. Quero que meu adeusinho fique lindo, porque vou me casar no ano que vem, e terei que acenar muito”, conta Desirée, de 29 anos.


Há três meses, a atriz está fortalecendo a musculatura do braço na Clínica de Pilates Physio Center, na Barra da Tijuca. Seu treinamento, orientado pela professora de educação física e fisioterapeuta Fernanda Garcia, é focado em três exercícios diferentes para tríceps e em outros dois para bíceps, com dez repetições cada um:


“Fazemos um trabalho de treinamento desportivo associado ao pilates. As pessoas pensam que o método é apenas algo para alongar, mas não. Durante a prática, os músculos devem ser fortes e flexíveis. Isso aumenta a rigidez”, explica Fernanda.


A professora explica que a técnica se baseia na aplicação correta da força, na tonificação dos músculos e no alongamento. Os exercícios são trabalhados de dentro para fora do corpo, levando em conta a respiração suave. Os movimentos são constantes, mas realizados sem pressa e com muito controle para evitar o estresse.


“É importante revezar os movimentos para trabalhar o corpo de forma integrada. Mas, no caso do braço, um bom aparelho é o Cadillac, que tem molas que ajudam a pressionar e gerar uma força maior na região”, acrescenta Fernanda.


Antes de fazer pilates, Desirée praticava corridas matinais, mas se sentia agitada demais: “O pilates me fez prestar atenção na respiração enquanto faço o exercício”, conta.

Gyrotonic ®


Esse sistema de movimento surgiu a partir do GYROKINESIS®.


Juliu Horvath desenvolveu um equipamento especial, baseado na forma do corpo humano, proporcionando total mobilidade de movimento, sem qualquer restrição de velocidade e versatilidade, enfatizando os movimentos, todas as articulações em todas as direções; assim todos os movimentos do Gyrotonic® são tridimensionais potencializando ainda mais a força muscular.


O equipamento desenvolvido para o Gyrotonic® auxilia nos exercícios para que os movimentos sejam sempre contínuos, criando uma ligação entre contração e extensão muscular; ou seja, força e flexibilidade trabalhando em conjunto.


As Aulas:


O atendimento é apenas individual; somente 1 aluno/ cliente por aparelho e por instrutor em cada aula; por isso podem ser adaptável a qualquer corpo em qualquer idade. As aulas têm duração de 1 hora e podem ser feitas 2 a 3 vezes por semana.


terça-feira, 13 de outubro de 2009

Parabéns Fisioterapeuta pelo seu dia


Parabéns a todos os Fisioterapeutas, que transformam vidas, e trazem de volta a esperança e a coragem diante das adversidades.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A prática de Pilates na gestação


A utilização da técnica de pilates para gestantes não é uma novidade. Seja no Brasil ou em outros países podem ser encontrados livros, reportagens e profissionais especializados no assunto. Mas, por que o Pilates é considerado por muitos professores de Dança, Ed. Física, Ortopedistas, Fisioterapeutas, Obstetras, uma das atividades físicas mais recomendáveis para a mulher em fase de gestação?

E, assim sendo,como desenvolver um bom trabalho de Pilates para essa fase tão especial na vida da mulher?


Já existem vários estudos sobre a atividade de PILATES durante a gestação e sabe-se que são vários os efeitos benéficos trazidos pelo exercício durante a mesma.


● Menor ganho de peso e adiposidade materna;

● Diminuição do risco de diabetes;

● Diminuição de complicações obstétricas;

● Menor risco de parto prematuro;

● Menor duração da fase ativa do parto;

● Menor hospitalização;

● Diminuição na incidência de cesárea;

● Altos valores de APGAR;

● Melhora na capacidade física.


Entretanto, cada vez mais se está dando ênfase aos benefícios psicológicos e sociais, de igual ou maior importância que as vantagens biológicas para a mulher gestante:


● Melhora auto-imagem;

● Melhora da auto-estima;

● Melhora da sensação de bem estar;

● Diminuição da sensação de isolamento social;

● Diminuição da ansiedade e do stress;

● Diminuição do risco de depressão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...