Sarah Oliveira está a um mês de ser mãe. Para ajudá-la durante a gestação, Sarah não abriu mão do Pilates, atividade física praticada por ela desde antes dessa primeira gravidez. Aos 33 anos, a ex-VJ e apresentadora do programa Viva Voz, exibido pelo canal GNT, exibe o barrigão e uma saúde invejável graças aos cuidados especiais e aos exercícios de Pilates, realizados duas vezes por semana.
“Apesar de já praticar com frequência, senti uma grande diferença na respiração. Tive de reaprender a inspirar e expirar. O bom é que consegui levar a técnica para outras atividades, como a musculação”, ela conta em entrevista ao UOL.
Rosana Seixas, fisioterapeuta da apresentadora, adaptou o treino, modificando todos os movimentos. “Isso acontece porque as futuras mamães têm algumas limitações físicas”, explica a profissional. Essas limitações são dribladas ao longo da gravidez, quando a gestante adquire um bom condicionamento físico, com o fortalecimento abdominal e o controle do peso.
O Pilates garante uma gestação mais serena e ameniza os desconfortos causados pelas mudanças no corpo durante o período. Além disso, melhora a circulação para a região pélvica, aumenta a capacidade de estirar e relaxar durante o parto, acelera a recuperação e cicatrização. Ou seja, a prática aumenta as chances de um parto tranquilo e da restauração mais rápida do abdômen, garantindo o bem-estar da mãe e do bebê antes, durante e após o parto.
É importante ressaltar que a prática do Pilates deve ser iniciada após avaliação médica e com o acompanhamento de um instrutor qualificado, que viabilize um treino adequado para a gestante.
Fonte: corpoacorpo.uol.com.br