domingo, 24 de julho de 2011

Kinesio Taping ®


O Método Kinesio Taping assumiu a Reabilitação e a Medicina Esportiva como uma tempestade. Este método de Bandagem Elástica surpreendente foi desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase há mais de 25 anos no Japão e hoje este Tape se tornou rapidamente o padrão ouro, ou deveríamos dizer padrão "platinum", para o uso de bandagens funcionais e reabilitação terapêutica. As bandagens utilizam um design exclusivo e patenteado para tratamento de doenças musculares e redução do linfedema.

O Método de Kinesio Taping® envolve um taping sobre e ao redor dos músculos, a fim de auxiliar e dar suporte ou para evitar uma contração muscular excessiva. A primeira técnica que dá ao praticante a oportunidade de realmente dar apoio, mantendo uma gama completa de movimento. Isso permite ao indivíduo participar da sua atividade física normal com a ajuda funcional. A segunda técnica, o que é mais comumente usado na fase aguda da reabilitação, ajuda a evitar excesso ou sobre-contração e ajuda a fornecer a facilitação do fluxo de linfa, por um período completo de 24 horas.

As técnicas incluem Correção mecânica, linfático, ligamentar/tendão, fáscia, espacial e funcional. Estas bandagens podem ser usadas em conjunto com outras terapias, tais como crioterapia, hidroterapia, massoterapia e estimulação elétrica. O Kinesio Taping afeta a ativação do sistema neurológico, o sistema circulatório venoso e de fluxos linfáticos, temperatura corporal, etc.

Este método permite ao indivíduo a receber os benefícios terapêuticos, 24 horas por dia, com tanto conforto e facilidade, porque pode ser usado por vários dias. Atualmente, Kinesio Taping é utilizado em hospitais, clínicas, escolas e equipes esportivas profissionais.

Fonte:
http://kinesio.net.br

sexta-feira, 22 de julho de 2011

História cronológica do Pilates em 33 passos


1. Joseph Pilates, o criador do método, era uma criança muito doente. Sofreu com doenças como a asma, raquitismo e febre reumática.

2. Aos 14 anos, seus males foram tratados através da prática de exercícios e musculação.

3. Ele cresceu e se tornou modelo para desenhos anatômicos.

4. Ele era extremamente dedicado aos exercícios.

5. Como resultado, o menino tornou-se um desportista qualificado para atividades como esqui, mergulho e ginástica.

6. Em 1912, Joseph Pilates trabalhava para a Scotland Yard como Instrutor de Auto-Defesa, na Inglaterra.

7. Na I Guerra Mundial, Pilates, sendo de nacionalidade alemã, veio a ser chamado de “inimigo estrangeiro”, assim como todos os outros cidadãos alemães da época.

8. Durante sua captura, Joseph investiu seu tempo em aperfeiçoar os métodos diferentes de exercícios que ele desenvolvera.

9. Ele então começou a ensinar sobre o método.

10. Ele utilizou as molas dos leitos hospitalares para treinar a resistência dos pacientes de acamados.

11. Pilates foi primeira pessoa que desenvolveu as formas de reconstrução do exercício para ajudar os pacientes feridos e aqueles que são incapazes de se mover livremente.

12. Sua técnica também ajudou os pacientes que foram confinados à cama ou em cadeiras.

13. Suas máquinas se tornaram a base para todos os projetos do método depois de Joseph Pilates.

14. Em 1918, quando uma epidemia de gripe atingiu a humanidade, na Inglaterra, nenhum dos alunos foi infectado com a doença, enquanto que milhares de pessoas morreram. Isso reforçou a reivindicação de Joseph Pilates sobre a eficiência de seu exercício.

15. Depois disso, ele logo foi absolvido das acusações e liberado. Em seguida, Joseph voltou para a Alemanha e aperfeiçoou seu método.

16. Rudolf Van Laban promoveu as técnicas de Joseph na comunidade de dança adaptandando seus exercícios.

17. Além disso, em 1926, Joseph Pilates imigrou para os Estados Unidos.

18. Nos E.U. A, ele conheceu seu amor e, em seguida, sua esposa Clara. Juntos abriram um estúdio de fitness na cidade de Nova York, junto com o New York City Ballet.

19. Em 1960, o método Pilates foi muito procurado principalmente pelos dançarinos de Nova York.


20. Um desses alunos foi George Ballanchine, através do qual ensinou Pilates às bailarinas do New York City Ballet.

21. Seu método ganha muita popularidade, não só na cidade de Nova York, mas também em várias outras partes dos Estados Unidos.

22. Carola Trier e Bob Seed, dois alunos de Pilates, abriram seu próprio estúdio, onde demonstraram os métodos e as técnicas concebidas por Pilates.

23. Carola Trier, tinha realmente que vir para os E.U.A. Ela escapou dos campos de concentração nazistas e se encontrou com Pilates em 1940.

24. Bob Seed era um ex-jogador de hóquei. Ele também foi um estudante ávido de Pilates. Ele abriu seu estúdio muito próximo ao de Joseph e tentou entrar em concorrência. Diz-se que Pilates ameaçou Bob Seed, e advertiu-o a deixar a cidade, e na verdade ele deixou.

25. Pilates morreu em silêncio, sem instruções à Clara de como ela deveria manter a sua linha de trabalho.

26. Ela traçou seu próprio caminho e manteve o estúdio, Studio Pilates.

27. Romana Kryzanowska, uma vez aluna de Joseph e Clara em 1940, ajudou Clara com o estúdio e continuou a trabalhar com ela. Ela se tornou diretora do estúdio em 1970.

28. Em 1967, dois estudantes, Kathy Grant e Lolita San Miguel, foram os dois únicos profissionais marcados na história, que foram oficialmente certificados pelo Pilates.

29. Em 1970, outra pessoa, Ron Fletcher, que era dançarino de Martha Graham, estabeleceu seu estúdio na cidade de Los Angeles. Ele conseguiu atrair várias estrelas de Hollywood. Clara ficou bastante impressionada com seu trabalho e lhe deu a permissão para continuar com o nome Pilates. Fletcher também trouxe várias outras melhorias em seu regimento.

30. Grant passou a assumir o Studio Bendel no ano de 1972.

31. Lolita San Miguel foi para Porto Rico e ensinou Pilates no Ballet Concerto de Porto Rico.

32. Então, na metade de 1980, assim como Fletcher conseguiu a visibilidade de Hollywood, a mídia fez uma grande ênfase no método Pilates. Desta forma, o método ganhou popularidade entre as celebridades americanas e população em geral.

33. Atualmente o Pilates conta com mais de cinco milhões de praticantes somente nos E.U.A.

Fonte: http://thefitnessblog.net/

quinta-feira, 14 de julho de 2011

20000...

Queridos amigos, com grande felicidade venho dizer que alcançamos os 20.000 acessos, quando comecei com a idéia do blog nunca pensei que chegaríamos tão longe, e graças a vocês crescemos mais a cada dia.

Só tenho que agradecer a todos o carinho e dizer que sempre estaremos aqui divulgando o Pilates e trazendo novidades sobre nosso método.

Muito obrigado a todos vocês.

Fabricio Mariano

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Terapia ocupacional e o Pilates com bola


A Terapia ocupacional na reabilitação física nasce do período da segunda guerra mundial, atendendo aos sequelados de guerra, visando o cuidado aos problemas motores da incapacidade física, tendo como foco da intervenção a reabilitação centrada na patologia, com a finalidade principal de ensinar o paciente a viver dentro dos limites de sua incapacidade.

o terapeuta ocupacional que trabalha com a reabilitação física, mesmo agindo diretamente sobre o corpo dispõe de recursos e desenvolve procedimentos terapêuticos – ocupacionais que atuam também sobre a mente, melhorando a qualidade de vida e independência.

A bola é um dos recursos terapêuticos não exclusivos do TO, e usando algumas técnicas do PILATES COM BOLA, consegue-se ótimos resultados como por exemplo o treino de equilíbrio em pacientes com AVC e paralisia cerebral, a lateralidade, em pacientes com encurtamento muscular, problemas de coluna e diversas outras disfunções.

Assim como na fisioterapia, na Terapia ocupacional o pilates é usado como tratamento cinesiologico e sempre tendo bons resultados.

Autora: Dra. Érika Cristina Diniz – Terapeuta Ocupacional e instrutora de pilates com bola.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Pilates nos vícios posturais e dores musculares


Atualmente algumas pessoas buscam muitas formas para a melhora da qualidade de vida. Cada indivíduo tem suas preferências e procuram atividades que trabalhem o corpo de forma global e interessante. Hoje em dia, o leque de opções de técnicas disponíveis para esse objetivo é enorme e entre elas está o Método Pilates.

O Pilates tem seis princípios fundamentais para um trabalho eficaz ao corpo e a saúde, são eles: a centralização, o controle, a precisão, a fluidez do movimento, a concentração e a respiração. Além disso, é uma técnica dinâmica que visa melhorar a força, corrigir a postura, alongar, manter e/ou aumentar a flexibilidade, preocupando-se em respeitar as curvaturas fisiológicas do corpo.

Outras vantagens do Método Pilates são: estimular a circulação, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade ou equilíbrio e o alinhamento postural, além de trabalhar a consciência corporal, preparando o praticante para que ele retorne as suas atividades diárias consciente do seu corpo no espaço percebendo, assim, “vícios” posturais que adota no dia a dia e que provavelmente lhe causam dor.

Algumas profissões ou até mesmo simples rotinas diárias favorecem o aparecimento de dores em várias regiões do corpo como pescoço, punhos, mãos, ombros e região da coluna cervical e lombar devido o prolongado tempo de trabalho e ao esforço físico exagerado e, muitas vezes, repetitivo.

Os principais fatores que contribuem para esse fato são: a falta de intervalo durante o expediente, falta de alongamentos e repouso, longa jornada de trabalho, falta de exercícios físicos, movimentos repetitivos, uso do mesmo grupo muscular para manter a posição de trabalho e principalmente posturas inadequadas para a execução das tarefas.

Dentistas, Médicos, analistas de sistemas, cabeleireiras, atendentes de call-center, operários, donas de casa e diaristas, são algumas das atividades profissionais que mais são consideradas “estressantes” e frequentemente associadas a dores crônicas. Deve-se levar em consideração também, que esses casos podem agravar-se, caso esses profissionais forem sedentários, ou seja, não praticarem nenhuma atividade física. A postura incorreta faz mais do que diminuir a auto confiança, pois obstrui a respiração, tensiona os músculos e ligamentos e pode afetar as articulações da coluna, além de deixar as pessoas mais propensas as artroses e osteoporoses.

Dessa forma, o método Pilates é capaz de promover o fortalecimento global para que os objetivos almejados possam ser efetivamente conquistados. Os resultados da prática dos exercícios de pilates individualizados, com instrutores devidamente capacitados, uma boa avaliação e escolha dos exercícios adequados tem se mostrado cada vez mais animadores, tornando o método um eficiente recurso para reabilitação, treinamento, prevenção e o retorno a prática de uma atividade física.

Autora: Andreza de Nóvoa Rocha Maciel – Fisioterapeuta

terça-feira, 5 de julho de 2011

PILATES FUNCIONAL: uma abordagem prática na gestação


Nos tempos de hoje, devido à falta de conhecimento com a programação adequada de treinamento físico para gestantes, acabamos por assistir uma margem altíssima de programas que acabam sendo incompletos, incoerentes e preocupantes, visto que as mulheres gestantes são um grupo populacional que necessita de conhecimentos específicos e uma programação de treino adequada para cada período em que elas se encontram.

O que se vê então são programas de treino acionando os músculos isoladamente, com exercícios em apenas um plano de movimento (uniplanares) para obter alguma mudança morfológica no corpo da mãe e, muitas vezes se esquecendo do desenvolvimento do bebê. Esses exercícios isolados permitem ao sistema nervoso central (SNC) aperfeiçoar a seleção do músculo sinergista para desempenho do padrão de movimento integral em todos os três planos e velocidades de movimentos, desempenhando uma função anormal do organismo. Distorções posturais, dominância sinergista, aumento da inibição recíproca, dentre outras sobrecargas orgânicas que alteram o desenvolvimento musculoesquelético normal, vem a “atrapalhar” as alterações corporais da gestante, sobrecarregando todas as estruturas e aumentando as chances de lesões.

Já os movimentos modernos do Pilates Funcional, planejados adequadamente e vistoriados por um profissional capacitado nesse método são trabalhados nos diferentes planos de movimentos (multiplanares). Eles aumentam a capacidade funcional, desenvolve um alto nível de força no centro corporal, controle neuromuscular, flexibilidade dinâmica e força funcional total. Além disso, possibilita a gestante desenvolver um nível que se possa ser ideal de melhora do recrutamento da unidade motora para facilitar a resposta do treino e, assim, aumentar a qualidade gestacional de um modo geral.

Esse mesmo método nos possibilita adequar dentro dos trimestres gestacionais à exigência de movimentos estáveis e instáveis, não mecânicos, organizados de forma individualizada e visando uma periodização de treinamento que ainda não se via no Pilates convencional. Também é um treino programado para trabalhar a musculatura do sistema de estabilização corporal, chamado nesse método de Power House (centro do corpo) e conseqüentemente o sistema de movimento propriamente dito. Isso permite que a gestante tenha um desenvolvimento estrutural adequado durante toda a gestação.

À medida que a gestante começa a adaptar-se com os movimentos propostos e ocorre uma melhora da qualidade força, tanto excêntrica e concêntrica, existindo uma vantagem na habilidade para suportar o aumento de peso do bebê sem criar uma sobrecarga no tecido conectivo e afetar o desenvolvimento fetal.

Treinar os padrões de movimento funcional integrado objetiva, com qualidade, a redução de força dos músculos sinergistas, a estabilização dinâmica e redução de força nos diferentes planos de movimentos.

Existe também, um aprendizado correto no controle postural dinâmico, para que se tenha um alinhamento de cada segmento da corrente cinética e os movimentos do dia-dia permaneçam sem desordens e sobrecargas. Se um componente da corrente cinética está fora de alinhamento, outros componentes devem compensá-lo. Isto diminuiu a eficiência neuromuscular e cria a chance de lesão.

Uma postura pobre durante o treino e atividades da vida diária como suportar o peso da barriga (gestante), ficar em pé durante períodos prolongados e dirigir leva a desequilíbrios musculares, disfunções articulares e padrão de postura distorcida. Padrão de postura distorcida é o estado em que a função e a integridade estrutural da corrente cinética estão alteradas e nas quais compensações e adaptações ocorrem.

Padrão de distorções posturais mais comuns:

-
Padrão de distorção da extremidade alta;

-
Padrão de distorção postural lombar-pelvis-quadril;

-
Padrão de distorção da extremidade baixa.

Treinando com uma postura apropriada garante um ótimo resultado e diminui o risco de desenvolver um músculo em desequilíbrio, distorções articulares e sobrecarga nos tecidos. O programa de Pilates Funcional requer a uma gestante uma execução dos movimentos correta enquanto se tem um próprio controle postural através de todo o movimento.

Pois bem, planejar adequadamente um programa de treinamento para o período gestacional completo (três trimestres) tendo um respaldo diário do treino, adequação médica e conhecimentos científicos de cada período gestacional não é simples, mas pode ser facilitado se todas essas informações estiverem bem organizadas e forem administradas por um profissional qualificado.

Autor: Prof. Esp. Thiago Carneiro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...